Processo Seletivo 2016.2

Seja bem-vindo ao processo seletivo da RioBotz!
A RioBotz é a equipe de robótica da PUC-Rio. Somos especializados em robôs de competição, participando de campeonatos nacionais e internacionais. Nossos principais projetos incluem robôs humanoides, sumô, solares e, os nossos preferidos, os robôs de combate.
Nosso laboratório é um espaço para os alunos aplicarem na prática conhecimentos obtidos em sala de aula e entrarem em contato com outras esferas do conhecimento, como mecânica, eletrônica, computação, publicidade, marketing, design e captação de recursos. Por isso, convidamos alunos das diversas áreas (Engenharias, Comunicação, Design, Administração e afins) para nos conhecer e vir fazer parte do nosso time.

#VemComOTouro!

PS2016-FB1

Nossas vagas são para:

– Mecânica – Área responsável pelo projeto mecânico do robô. Essa área lida com escolha de materiais, dimensionamento, fabricação e manutenção de diversos componentes mecânicos (eixos, chassi e caixas de redução, por exemplo), utilizando softwares CAD/CAM e de elementos finitos, bem como máquinas e ferramentas de usinagem.

– Eletrônica – Área responsável pelo projeto da eletrônica de controle dos robôs. A eletrônica lida com dimensionamento, programação e implementação de controladores, baterias, sistemas de rádio e placas lógicas.

– Autônomos –  Área responsável pelos projetos de robôs autônomos, como: humanoides, sumôs, solares, self-balancing e seguidores de linha.

– Gestão –  Área responsável pela logística da equipe, auxiliando o Capitão. Suas tarefas incluem conseguir autorizações, planejamento financeiro, de viagens e de participação em eventos.

– Comunicação e Marketing – Área responsável pela comunicação da equipe: redes sociais, site, cobertura de eventos, materiais de divulgação (banner, cartazes, flyers, videos…) e contato com a assessoria de imprensa das mídias externas.

Alguns pré-requisitos para fazer parte da RioBotz:

  • Ser aluno de graduação ou pós-graduação da PUC-Rio;
  • Não estar em 3ª ou mais tentativas em nenhuma matéria*;
  • Caso curse engenharia, já ter concluído Cálculo A  e  Física A, e estar concluindo Cálculo e Física B (ou Cálculo e Física 1)*;

*Pré-requisitos solicitados pelo decanato para garantir que a participação na equipe não interfira no desempenho do aluno.

Como fazer parte da nossa equipe:

Nosso processo conta com 7 fases ao todo:

  1. Avaliação dos formulários
  2. Palestra de abertura
  3. Workshops
  4. Desafios
  5. Prova prática
  6. Prova teórica
  7. Entrevista

– Ao terminar o período de inscrições, todos os formulários serão analisados e os aprovados receberão um e-mail convidando a participar da segunda fase;

A Palestra é nosso primeiro contato pessoalmente. Nela, será explicado um pouco sobre a equipe, nosso trabalho e trajetória, e é onde será explicado como será cada etapa do Processo Seletivo;

– Teremos três momentos de atividades práticas: workshops, desafios e a prova prática.

– Os workshops são aulas práticas dadas pelos próprios membros da equipe, onde serão ensinado com mais detalhes vários elementos dos nossos robôs, como são realizadas tarefas do dia-a-dia, e muito mais.

– Cada área terá um desafio específico a ser resolvido. Mais detalhes sobre o que irá compor cada desafio serão dados na palestra de abertura e por e-mail;

Avisos importantes:

– A presença nas etapas do processo seletivo é indispensável e será avaliada;

– Recomendamos a todos os candidatos que leiam o nosso Tutorial, principalmente a versão em inglês. Atualmente, ele é o material mais completo disponível sobre robôs de combate e muito do seu conteúdo será avaliado durante o processo seletivo;

– Os workshops são ótimos momentos para aprender com a nossa equipe. Por isso, todos os candidatos são bem-vindos em todos os workshops, independente da sua área de escolha;

– Nosso laboratório está sempre de portas abertas para quem quiser nos conhecer, tirar dúvidas e/ou só bater um papo 🙂

Datas importantes:

Inscrições: Estarão abertas até o dia 20/10

Palestra de abertura: 21/10

Desafios de Mecânica e Eletrônica/Autônomos: (a confirmar)

Desafios de Gestão e Comunicação e MKT: (a confirmar)

Workshops:

  • Soldas e Baterias: Na semana do dia 24/10(a confirmar)
  • Eletrônica dos robôs: Na semana do dia 24/10(a confirmar)
  • Materiais: Na semana do dia 24/10(a confirmar)
  • Fabricação: Na semana do dia 24/10(a confirmar)
  • Motores: Na semana do dia 24/10(a confirmar)
  • Gestão, Marketing e Visual: Na semana do dia 24/10(a confirmar)

Prova prática de Mecânica e Eletrônica/Autônomos: 31/10 à 04/11(a confirmar)

Prova teórica de Mecânica e Eletrônica/Autônomos: 10/11(a confirmar)

Prova teórica de Gestão e Comunicação e Mkt: 04/11(a confirmar)

Entrevistas: 14/11 à 18/11(a confirmar)

Divulgação dos aprovados: 23/11(a confirmar)

                   Inscreva-se AQUI e Vem Com O Touro!

          Guarde estas datas na sua agenda e Boa sorte!

                                           Equipe RioBotz